A Empresa

 

Em meados de 2013 a Consultoria Raízes foi constituída na cidade de Rancharia, região do Oeste Paulista e está sediada na Estância João de Barro, um ambiente rural de produção familiar.

 

Missão

 

Praticar a Restauração Ecológica de Florestas Nativas em Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Interesse Público e Privado com o objetivo de promover a educação, a recuperação e manutenção da biodiversidade, a renovabilidade dos sistemas de produção e consumo, além da geração e a socialização do conhecimento.

 

Visão

 

Ser uma referência local e regional na execução de serviços e fornecimento de produtos em prol da Educação, Promoção Social, Conservação da Biodiversidade, Renovabilidade Produtiva e Retorno Econômico dos nossos Parceiros.

 

Valores

 

Educação, Ética, Equidade, Transparência, Responsabilidade, Comprometimento, Conhecimento Científico e Tradicional, Qualidade, Parceria e Pluralidade. Estes são os valores que norteiam e refletem a seriedade do nosso trabalho.

 

O Site

 

Click nos escritos em verde para saber mais!

 

Logo

 

Nosso logo é inspirado na Linguagem de Sistemas desenvolvida pelo Professor Dr. Howard Odum.

 

Como toda linguagem, ela é formada por símbolos que podem ser agrupados em diagramas com componentes, processos e conexões, que possibilitam compreender as relações entre o ambiente e a sociedade.

 

O uso destes símbolos, bem como as equações matemáticas relacionadas, podem ser consultadas nesta publicação: Odum., H.T. 1994. Ecological and General Systems: An Introduction to Systems Ecology. Univ. Press of Colo., PO Box 849, Niwot, CO, 80544. 644 pp.

 

Abaixo explicamos o que representa cada cor e símbolo utilizado. Acesse aqui uma referência bibliográfica.

 

Amarelo - A luz solar, os fluxos de calor e de energia utilizada.

 

Azul - Os materiais circulantes da biosfera: a água, o ar, os nutrientes, entre outros.

 

Verde - A área ambiental, os produtores e a produção.

 

Vermelho - Os consumidores (animais e economia), a população, a indústria e as cidades.

 

 

 

 

Caminho Energético: Representa o fluxo de energia ou de materiais.

 

 

Fonte de Energia: Energia existente nos recursos utilizados pelo ecossistema, como o sol, o vento, a chuva, as marés, as ondas nas praias, as sementes trazidas com o vento e pelas aves, entre outros.

 

 

Produtor: Unidade que produz biomassa a partir de energia do sol e dos materiais básicos, como nutrientres minerais e água. Estamos falando das plantas, mas as lavouras, as árvores, os sítios e as fazendas produtivas também podem ser representados por este símbolo.

 

Consumidor: Unidade que utiliza os produtos sintetizados pelos produtores. Estamos falando dos herbívoros e dos carnívoros: insetos, microorganismos, bovinos, seres humanos, cidades etc.

 

 

Depósito: O estoque de um recurso: biomassa florestal, solo, matéria orgânica, água subterrânea, areia, nutrientes, entre outros.

 

 

Interação: Processo que combina diferentes tipos de energias e materiais para produzir um recurso diferente.

 

 

Interruptores: Dispositivo que dispara um processo que estava inativo. Esse processo inicia e termina logo, como um incêndio ou a polinização das flores.

 

 

 

 

Transação: Intercâmbio do dinheiro por energia, materiais ou serviços prestados.

 

 

 

Sumidouro de Calor: Energia dispersa em um processo (que não pode mais ser utilizada) como o calor liberado do metabolismo animal.

Show More