Consultoria Ambiental e Agronômica.

Atendemos diferentes áreas do conhecimento ambiental e agronômico. Algumas áreas que atuamos:- Valoração de bens, serviços e danos (passivos) ambientais; - Licenciamento Ambiental;- Projetos de crédito de carbono;- Projetos de produção rural familiar;- Projetos de adequação e compensação ambiental;- Planos de uso e ocupação do solo;- Georreferenciamento de áreas rurais.

Mudas Florestais Nativas - Atendemos Encomendas.

Nosso Viveiro Florestal tem como principal objetivo fornecer mudas de qualidade com diversidade. As parcerias na coleta de sementes, em diferentes regiões, garantem a promoção social e a diversidade genética das futuras populações arbóreas que irão compor a primeira geração da comunidade florestal a ser restaurada. As mudas são produzidas em tubetes  e garantimos o fornecimento mínimo do número de espécies para atender as exigências legais (CETESB e DBRN). 

 

*TRABALHAMOS APENAS COM A PRODUÇÃO DE MUDAS POR ENCOMENDA!

 

 Planeje seu plantio e faça já o seu pedido!

Projetos de Restauração Florestal de Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Áreas Degradadas.

Diante das alterações do Código Florestal - CF (Medida Provisória), muitos atores da sociedade perceberam a importância de regularizar áreas públicas e privadas. Os principais motivos para esta tomada de decisão são os autos judiciais, a busca por novos mercados exigentes e a conscientização da necessidade de se restaurar e conservar áreas prioritárias com vegetação nativa. De acordo com o CF, as APP's são importantes para preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico da fauna e da flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas. Já a RL é importante por assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. *Elaboramos projetos de restauração mediante visita técnica e levantamento de dados sobre a área. Nossa equipe também realiza a implantação dos projetos com as seguintes atividades:avaliação da fertilidade do solo, controle de formigas, conservação e preparo do solo, plantio, manutenção, acompanhamento e monitoramento. Agende uma visita técnica! 

Adequação Ambiental - Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. Tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. As informações do cadastro serão declaratórias, de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural, e farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – o SiCAR, que ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama. O CAR é a principal ferramenta prevista na nova lei ambiental (Lei nº 12.651, de 2012) para a conservação do meio ambiente e a adequação ambiental de propriedades. Possibilitará um maior controle sobre o cumprimento da lei ambiental, e auxiliará no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas. O CAR também facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade se dará através da inscrição e aprovação do CAR e o cumprimento no disposto no Plano de Regularização Ambiental, sem a necessidade de procedimentos anteriormente obrigatórios, como a averbação em matrícula de Reservas Legais no interior das propriedades. *Entre em contato conosco para fazer a adequação de sua área!

Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Agrofloresta é uma prática antiga, muito utilizada pelos indígenas e agricultores familiares. Os SAFs são os sistemas de produção diversificados que mais se aproximam, do ponto de vista ecológico, da floresta natural. São considerados como uma importante alternativa de produção sustentável e renovável para os ecossistemas tropicais. É importante dizer que todo SAF é uma consorciação de cultivos, mas nem toda consorciação é um SAF. De acordo com Bene, J. G., Beall, H. W. e Côté, A. (1977 p. 39) a Agrofloresta é um sistema sustentável de uso da terra que combina, de maneira simultânea ou em sequência, a produção de cultivos agrícolas com árvores frutíferas ou florestais e/ou animais, utilizando a mesma unidade de terra e aplicando técnicas de manejo que são compatíveis com as práticas culturais da população local. Destacam-se ainda algumas funções: Função social - A partir da sua implantação em um determinado local ou região, contribuem com a permanência do homem no campo, devido ao aumento da demanda por mão-de-obra durante o ano todo e não mais apenas na safra do monocultivo; Função econômica - A diversidade da produção ao longo do ano permite a manutenção do fluxo de caixa. Função ecológica - Estes sistemas permitem a recuperação e manutenção da fertilidade do solo, do controle da erosão, dos fluxos hidrológicos e do controle biológico, entre outros. *Elaboramos croquis participativos de implantação, planos de manejo e execução para os trabalhos de plantio, manutenção e colheita. Em conjunto vamos implantar esta idéia!

Estudos da Flora e da Fauna.

Os estudos referentes à flora e fauna são semelhantes. Iniciamos o trabalho com uma visita técnica com análise da paisagem, determinação dos sítios amostrais e verificação da área de entorno a do projeto. A duração, o detalhamento e a equipe que executará os trabalhos variam de acordo com os objetivos de cada projeto e das necessidades dos parceiros. *Realizamos diagnósticos, caracterizações da vegetação, planos de manejo, elaboração de trilhas interpretativas, treinamento e orientação para coleta de sementes, monitoramentos e levantamentos, além de emitir relatórios com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Arborização de Pastagens e Bem Estar Animal.

Os bovinos apresentam alta capacidade de manter a homeotermia, mas em situações de temperaturas elevadas a termólise é prejudicada, desencadeando outros mecanismos fisiológicos, como o aumento da frequência respiratória. Estas alterações na fisiologia do animal eleva o gasto de energia que poderia ser utilizada para a produção de carne e aumento de peso, causando perdas importantes como a redução do crescimento, diminuição da taxa reprodutiva e queda do sistema imunológico, o que favorece o surgimento de doenças no rebanho. O estresse calórico leva a alterações do comportamento quanto à mudança dos padrões usuais de postura, movimentação e ingestão de alimentos. Em sistemas de pastejo em piquetes arborizados, com pastagem adequada, o ganho de peso pode chegar a 1,3 kg/dia frente ao ganho de 0,6 kg/dia em piquetes a pleno sol. Além do ganho de peso, destacam-se outros benefícios da pastagem arborizada: proteção contra temperaturas extremas (quente/frio), controle de erosão, quebra ventos e melhora da fertilidade do solo. Vale lembrar que a qualidade da carne é uma consequência do bem estar animal e da nutrição adequada. *Elaboramos projetos com a escolha das espécies arbóreas de acordo com o interesse de cada parceiro. Realizamos a condução de regenerantes, o plantio, manutenção e acompanhamento dos projetos. Consulte-nos e valorize sua produção!

Manejo, Conservação e Recuperação do Solo.

É sábio que o uso constante de arações e/ou gradagens superficiais no processo de preparo de solo provoca a desestruturação da camada arável, transformando-a em duas camadas distintas: uma superficial pulverizada e outra subsuperficial compactada. Esta alteração na estrutura física do solo reduz a taxa de infiltração de água e, consequentemente, promove o escoamento superficial da água (enxurrada), acarretando a erosão hídrica do solo e o assoreamento de rios, córregos e lagos. Assim, o produtor perde a camada orgânica do solo, rica em nutrientes e microrganismos benéficos, passa a gastar com fertilizantes e outros químicos, além de causar danos ambientais e produtivos aos vizinhos e as populações que estão à jusante da sua propriedade. *Realizamos consultorias, elaboramos planos de manejo e prestação de serviços relacionados ao preparo adequado, conservação e recuperação de solos. Alugamos máquinas e implementos agrícolas. Consulte-nos, juntos vamos reverter qualquer situação de degradação!

Sistemas Biológicos de Tratamento de Esgoto Doméstico.

Em ambientes rurais, e até mesmo urbanos, é comum o uso de fossas rudimentares (fossa "negra”), que contaminam águas subterrâneas, poços cacimbas, rios e lagos. É grande o número de doenças cujo controle está relacionado com o destino inadequado dos dejetos humanos. Citaremos entre as principais: ancilostomíase, ascaridíase, amebíase, cólera, diarréia infecciosa, disenteria bacilar, esquistossomose, estrongiloidíase, febre tifóide, salmonelose, teníase e cisticercose. Uma alternativa para o tratamento destes resíduos é o processo de biodigestão de resíduos orgânicos, pelo qual se realiza a decomposição anaeróbica (sem oxigênio) e aeróbica (com oxigênio) da matéria orgânica, onde os microrganismos transformam os resíduos em biogás e efluente estabilizado sem odores que pode ser utilizado para fins agrícolas. Os principais benefícios são: Substituir o esgoto a céu aberto e as fossas sépticas por biodigestores de baixo custo; utilizar o efluente como um adubo orgânico; reduzir gastos com adubação química; melhorar o saneamento rural e promover a agricultura orgânica. Acesse aqui a Revista "Papo Cabeça" com o tema "Saúde na Roça" (EMBRAPA, 2007). *Nossa equipe dimensiona e instala diferentes sistemas de biodigestão e compostagem em ambientes rurais e urbanos. Seja você também um parceiro comprometido com a saúde humana e ambiental! 

Compensação de Emissões de Carbono.

A compensação das emissões de carbono é uma ação voluntária que demonstra a responsabilidade socioambiental de pessoas físicas, jurídicas e grupos organizados. O Dióxido de Carbono (CO2) é um dos Gases de Efeito Estufa (GEE) emitido para a atmosfera em consequência das atividades relacionadas ao tipo e frequência do uso dos meios de transporte e energia elétrica, geração de lixo, hábitos de consumo, uso de panfletos de propaganda entre outros. As atividades ou eventos neutros em carbono requerem um inventário das emissões geradas e ações de compensação, como o plantio de árvores nativas, na mesma proporção. *Realizamos inventários e atividades de compensação das emissões de pessoas físicas, jurídicas, eventos e reuniões de grupo. Faça uma consulta e tire suas dúvidas! 

Banco de Áreas para Restauração - Cadastro.

O cadastramento de bancos de áreas é uma forma de firmar parceria com diferentes atores da sociedade, além de auxiliar na busca por recursos financeiros para desenvolver atividades de restauração ecológica e compensação ambiental. Os produtores rurais e demais interessados em disponibilizar áreas (APP) para o plantio de árvores nativas serão beneficiados ao serem contemplados com as atividades de restauração/compensação; Já os interessados em compensar suas emissões Carbono, serão beneficiados ao conseguir neutralizar suas emissões em uma área de preservação permanente. Além dos benefícios diretos para os envolvidos, estas atividades proporcionam benefícios indiretos para  a manutenção da qualidade ambiental de toda região. *Estamos realizando cadastros! 

Please reload